Torne-se cooperador

COOPERATIVA MÚTUA DOS PESCADORES

Ser membro associado da Mútua dos Pescadores é fazer parte ativa da primeira e única cooperativa portuguesa de consumidores de seguros, com direito a voto.
A Mútua desenvolve a sua atividade num quadro de responsabilidade social, intervindo nas comunidades de forma sustentável, não só desenvolvendo a sua missão económica de seguradora, como promovendo e apoiando projetos e iniciativas de carácter ambiental, social e cultural. Ser cooperador é ser parte ativa deste processo, contribuindo para o fortalecimento do sector cooperativo e da economia social.

A Mútua tem décadas de experiência e liderança nos seguros para a pesca, uma das atividades profissionais de maior risco, seja para proteção dos profissionais ou das embarcações. A Mútua cresceu e continua a desafiar-se, segurando as atividades náuticas e marítimo-turísticas, tornando-se rapidamente, também aqui, líder de mercado! Do mar para a terra, oferece soluções para a casa, empresas, voluntários, cooperativas e organizações sociais, entre outros. A sua forma de trabalhar é sempre com sentido de serviço comunitário.

A Mútua é respeitada pelo setor segurador e cooperativo, pelas entidades reguladoras e de supervisão, bem como pelos operadores das diversas atividades em que atua, comprovando que os princípios mutualistas e cooperativos, aplicados à atividade seguradora, são sustentáveis e respondem efetivamente às necessidades das pessoas.

O QUE É NECESSÁRIO PARA SE TORNAR UM MEMBRO:
– Ter um seguro na Mútua ou ser pessoa segura em apólice ativa na Mútua
– Ter uma quota de participação/títulos de capital – no mínimo € 15,00 – pagamento único
– Respeitar os Estatutos da Mútua dos Pescadores
– Respeitar os princípios e valores cooperativos internacionais:

  1. Adesão Voluntária e Livre
  2. Gestão democrática pelos membros
  3. Participação económica dos membros
  4. Autonomia e Independência
  5. Educação, Formação e Informação
  6. Intercooperação
  7. Interesse pela Comunidade

SER COOPERADOR IMPLICA:

  1. Usufruir dos direitos e deveres associativos;
  2. Tomar parte efetiva da vida e atividade da cooperativa, participando nas Assembleias Gerais, propondo iniciativas, contribuindo para a tomada de decisões;
  3. Eleger os Órgãos Sociais da Cooperativa e ser eleito para os mesmos;
  4. Beneficiar dos protocolos existentes e de desconto imediato no seguro no ato de subscrição de apólice de seguro.

Breve histórico

1942: Criada como Mútua de Seguros, como parte da organização governamental corporativa do Estado Novo para a pesca. Responsabilidades: Acidentes Pessoais e Seguros Marítimo-Casco.
1954: Nova responsabilidade: Acidentes de Trabalho para os profissionais da pesca.
1974: Independência e autonomia do Poder Político, passa a ser dirigida pelos seus associados (que eram apenas pescadores, na época).
1994: A Mútua dos Pescadores integra a “Mútua da Sardinha” – organização criada para a frota da sardinha também pelo Estado Novo.
2000: Começa a trabalhar com outros setores marítimos – Recreio (chegando a 11% dos prémios em menos de uma década e a Marítimo-turística (hoje líder de mercado). Recebe a Medalha de Honra das Pescas, concedida pela Ministério com a tutela das pescas.
2004: Transformação em Cooperativa, tornando-se a primeira (e até hoje única) cooperativa portuguesa de utentes de seguros.

Áreas de Negócio Estratégicas:

  • Pesca (Mútua é líder de mercado dos seguros para esta atividade)
  • Recreio e Marítimo-turística (líder de mercado das atividades marítimo-turísticas)
  • Comunidades Ribeirinhas (Estaleiros, Portos, Comércio …)
  • Setor cooperativo e social
Pode também conhecer um pouco melhor o nosso percurso de vida navegando pelo separador Quem somos/História ou os produtos de seguros que disponibilizamos aos nossos cooperadores ou clientes.